10 problemas de pele: conheça as causas e como cuidar

Problemas de pele mais comuns: quais são e como tratar

Você sabia que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 70 tipos de doenças de pele diferentes? Saiba que ao falar de problemas dermatológicos, estamos falando inclusive qualquer alteração na pele que traga algum tipo de efeito negativo na saúde, desde uma simples mudança de aspecto, até deformidades e abalos emocionais, causando transtornos.

Neste post, vamos te apresentar as doenças de pele mais comuns, suas causas, formas de tratar e como cuidar corretamente para prevenir problemas. Vamos lá?

Quais são os principais problemas de pele?

Mulher olhando a aparência da pele do rosto no espelho

Nesta lista, incluímos os tipos de problemas na pele que mais levam as pessoas a buscar tratamento. É importante entender que cada caso podem surgir por vários fatores: por falta de higiene e hidratação correta, doenças autoimunes e até aspectos psicológicos.

A seguir, nós apresentamos os problemas de pele mais recorrentes para você aprender um pouco mais sobre eles. Confira!

Dermatite

Homem se coçando com dermatite

Chamamos de dermatite o conjunto de problemas de pele que cause alguma inflamação, provocando bolhas, inchaço, vermelhidão e coceira. Existem 3 tipos bastante recorrentes:

Dermatite de contato

É causada através do contato com várias substâncias diferentes como tecidos, cosméticos, medicamentos, plantas, urina e fezes (no caso de bebês e idosos que usam fraldas).

Dermatite seborreica

É um tipo de inflamação crônica que causa a descamação do couro cabeludo – as conhecidas caspas – ao redor das orelhas e nas sobrancelhas. Usar muito boné e chapéu pode ajudar a aumentar os indícios de dermatite seborreica, por causar um abafamento no couro cabeludo.

Dermatite atópica

Esse tipo de problema de pele é causado por lesões vermelhas na pele, que muitas vezes coçam e descamam. É mais comum em crianças pequenas, estando bastante ligada a outras doenças como rinite, asma e bronquite. As causas não são muito certas, mas estão bastante ligadas a histórico familiar.

O tratamento ideal para a dermatite vai depender do tipo de problema na pele e poderá ser feito com hidratantes, antibióticos, pomadas com corticoide, por exemplo.

Câncer de pele

Médico consultando uma pinta no corpo do paciente

O câncer de pele representa cerca 30% dos tumores malignos que são registrados no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Sua principal causa é exposição ao sol excessiva e sem proteção. Se diagnosticado de forma precoce, a chance de cura é maior e os tratamentos são menos agressivos, por isso é importante fazer um acompanhamento constante com um dermatologista, para identificar possíveis problemas e tratá-los a tempo.

Acne

Mulher espremendo espinha

A acne é um dos problemas de pele no rosto mais comuns e conhecidos por todos. Ela aparece quando as glândulas de gordura da pele ficam entupidas e formam inflamações, as chamadas espinhas. Vários fatores provocam a acne: acúmulo de bactérias, células e tecidos mortos, além do excesso de produção de óleo no rosto.

A acne pode ser causada por vários fatores como:

  • Usar produtos muito gordurosos (escolha dermocosméticos que combinam com seu tipo de pele);
  • Dormir com maquiagem;
  • Fazer a limpeza da pele de forma errada;
  • Má alimentação;
  • Exposição ao sol sem proteção, entre outros.

Para tratar vale a pena utilizar loções de limpeza, produtos tópicos, antibióticos, hormônios e procedimentos estéticos.

Não deixe de ler: melhores cremes antissinais – lista atualizada.

Melasma

Rosto de uma pessoa com manchas melasma

Outro tipo de problema de pele no rosto, o melasma se caracteriza com manchas escuras na pele, que podem ser causadas por exposição a raios ultravioletas, principalmente. Entretanto, fatores como uso de anticoncepcional, tendência genética e ao próprio processo de envelhecimento podem causar a doença.

Seu tratamento consiste em várias medidas que ajudam a clarear a pele e que vão ajudar a impedir que novas manchas surjam, como: usar cremes clareadores, uso rigoroso do protetor solar e tratamentos estéticos orientados por um dermatologista.

Psoríase

A psoríase é um problema dermatológico que não tem cura, mas seu tratamento ajuda a oferecer mais qualidade de vida para quem convive com essa condição. É uma enfermidade não contagiosa e os sintomas costumam ser manchas avermelhadas, coceira, forte ardência, descamação, dor e sangramento nas lesões. A origem pode estar ligada a histórico familiar ou distúrbios do sistema imunológico.

Seu tratamento ajuda a amenizar a recorrência das lesões e pode incluir medicamentos diversos, sempre orientados por um especialista.

Urticária

Imagem de mulher se coçando com urticária

A urticária é reconhecida pela vermelhidão na pele e um leve inchaço, quase formando um vergão, além de forte coceira na região. Não é um problema de pele que fica por muito tempo (chega a dura até 24 horas na maioria dos casos), mas os sintomas de coceira e ardência desaparecem e retornam depois de um tempo.

Em alguns casos, a coceira permanece por mais tempo, o que pode atrapalhar a produtividade e até o sono do indivíduo. Para tratar, o mais indicado é o uso de medicamentos anti-histamínicos e encontrar maneiras de amenizar a coceira, usando roupas leves e aplicando compressas frias no local irritado.

Micose

Pessoa passando pomada no pé com micose

A micose é uma doença de pele causada por fungos que se instalam em várias regiões do nosso corpo, principalmente áreas mais úmidas como os pés, couro cabeludo e região genital. Uma das principais fontes de transmissão, então, é através do uso de objetos compartilhados como toalhas, além da ausência de higiene.

Para tratar a micose, é necessário o atendimento do médico para orientações de quais cremes, pomadas e medicamentos usar para eliminar o fungo causador.

Escabiose

Conhecida popularmente como sarna, essa enfermidade é causada por um ácaro que se espalha rapidamente em locais com muitas pessoas ou bastante povoados. Os sintomas principais são coceiras e muitas bolinhas vermelhas nas regiões afetadas. Para prevenir, é importante manter uma boa higiene nas mãos e banhos diários.

O seu tratamento envolve o uso de sabonetes e pomadas que ajudam a eliminar o ácaro e devem ser recomendadas por um médico.

Alopecia

Queda de cabelo

Também conhecida como a queda de cabelo, é uma doença de pele bastante comum e que pode ter como causa histórico familiar, stress, ansiedade, entre outros fatores. Também é uma enfermidade que afeta bastante a autoimagem e pode causar isolamento social e outros transtornos psicológicos.

É importante consultar um dermatologista para que ele indique qual o caminho para reverter esses sintomas, com remédios e produtos, até oferecendo um cronograma capilar para hidratar e fortalecer o couro cabeludo.

Escaras

A escaras é uma doença de pele bastante comum em pessoas que ficam muito tempo acamadas ou utilizando cadeiras de rodas, por conta da fricção da pele com a superfície. Como a pele friccionada deixa de receber sangue, as células morrem e a lesão aparece.

Nesses casos a prevenção é feita realizando a mudança de posição de forma recorrente, além do uso de óleos e loção nos locais de maior contato.

É importante saber que muitas dessas doenças de pele são agravadas por conta de muito stress, alta pressão, péssima qualidade de vida, entre outros fatores, que ajudam a atrapalhar o sistema imunológico.

Doenças da pele e o Covid-19: conheça a relação

Mulher de máscara facial anti germes

Com a pandemia da Covid-19, alguns tipos de problemas na pele podem surgir como efeito do vírus quando ele ainda está no corpo humano ou como sequelas após de desaparecimento do vírus, como queda de cabelo, alergia, manchas vermelhas pelo corpo ou nas pontas dos dedos. Por isso é importante também prestar atenção a esses sinais, para poder buscar um especialista e fazer o tratamento adequado.

Para ajudar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou um Guia Sobre a COVID e suas manifestações na pele, com o intuito de auxiliar na identificação de lesões e manchas na pele que podem ser advindas do vírus.

Problemas na pele causados por stress

Homem estressado

Muitos problemas dermatológicos surgem ou são agravados por conta de uma relação disfuncional entre corpo e a mente, em situações onde a pessoa vive em constante stress e não tem uma boa qualidade de vida.

Um estudo de dissertação que foi realizado pela Universidade Federal do Sergipe, mostrou que doenças de pele causam transtornos psicológicos relacionados a autoestima e a autoimagem, onde sintomas de ansiedade e depressão são mais frequentes em pessoas que possuem algum tipo de problema de pele, comparadas a um grupo de pessoas que não possui.

Por isso, se faz tão importante chamarmos a atenção para os cuidados com a saúde seguindo a recomendação de um especialista, que vai indicar os melhores tratamentos e métodos de prevenção, bem como indicar quais os melhores produtos para o cuidado com a pele como cremes, protetor solar, hidratantes e outros dermocosméticos.

Além disso, a procura por um estilo de vida mais saudável para o corpo e para a mente ajuda a diminuir o nível de stress e ansiedade, como manter uma boa alimentação, buscar uma rotina mais saudável, fazer meditação e praticar atividades físicas. Vale reforçar que doenças como psoríase e o vitiligo não tem cura, e, nesses casos, existem muitos tratamentos diferentes que auxiliam a pessoa a entender melhor como conviver com o problema e viver uma vida com maior bem-estar.

Como cuidar da pele no dia a dia com skincare

Compilado de imagens de cuidados com a saúde da pele

Uma das maneiras mais saudáveis de se prevenir problemas na pele é manter uma rotina de cuidados diários, tanto no rosto quanto no restante do corpo. Para que nossa cútis se mantenha saudável, é preciso que ela tenha vários nutrientes com funções diferentes: limpar, hidratar, eliminar resíduos, por exemplo. Esses nutrientes podem vir de uma boa alimentação, com o consumo de água (que ajuda a eliminar resíduos que envelhecem a pele) e através de uma rotina de skincare, para hidratar sua pele pelo lado de fora.

Estudos comprovam que o uso de dermocosméticos pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, desde o recém-nascido, com produtos específicos para a pele sensível do bebê, passando pela adolescência, vida adulta e até para a pele de idosos. Em todos os casos a rotina de cuidado com a pele é basicamente a mesma: limpeza, hidratação e proteção solar.

Então, busque acompanhamento médico para descobrir qual o seu tipo de pele e peça recomendações de produtos que vão te ajudar a manter a pele jovem, livre de doenças e envelhecendo de forma mais saudável possível. Com essas informações em mãos. insira no seu dia a dia uma rotina para hidratar a pele. Você perceberá a diferença.

Os principais benefícios em cuidar da pele diariamente são:

  • Menor chance de ressecamento;
  • Desintoxicação da pele;
  • Integridade do tecido;
  • Proteção contra a descamação;
  • Evita a entrada de sujeira nos poros, que causam irritação;
  • Ajuda a prevenir possíveis infecções;
  • Elimina as células mortas;
  • Nutre e deixa a pele com aspecto mais jovem.

Leia também: como passar protetor solar no rosto corretamente.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a conhecer os principais tipos de problemas de pele e a importância em se cuidar tão bem do nosso corpo, para evitar o surgimento ou agravamento de doenças que nos trazem tantos transtornos no dia a dia. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de saúde, alimentação, beleza e medicamentos. Até o próximo post!

Deixe um comentário