4 melhores remédios para vermes: confira as dicas

Os remédios para verme são indicados para realizar o tratamento contra a ação de parasitas e vermes que podem se alojar no corpo humano e causar diversas infecções.

Muitas doenças causadas por vermes são identificadas através de alguns sintomas como recorrentes como alterações no intestino (diarreia excessiva, por exemplo) ou pela fome excessiva e perda de peso. Mas, para ter o diagnóstico completo e exato, antes de escolher o melhor remédio para vermes, é necessário passar por uma consulta médica e fazer exames para identificar os tipos de parasitas e saber, assim, qual o melhor tratamento

Com isso em mente, nós preparamos uma pequena lista com os remédios para verme mais comuns e receitados pelos médicos. Vamos lá?

Remédios para verme: 5 melhores opções

Dentre a lista de medicamentos para tratar doenças causadas por vermes os mais receitados pelos médicos são o albendazol, secnidazol, nitazoxanida, dentre outros. Para te ajudar a conhecer um pouco mais falamos mais detalhadamente sobre eles e outras opções que você encontra no mercado. Confira na nossa lista a seguir.

1. Secnidazol

O Secnidazol é um medicamento vermífugo que ajuda a eliminar vários parasitas que podem causar infecções intestinais. Seu uso é indicado para o tratamento de amebíase intestinal, amebíase hepática, tricomoníase e giardíase, justamente por causar a morte dos protozoários ao interferir na estrutura do seu DNA.

É uma medicação que pode ser consumida a cada 6 meses por todas as pessoas, desde que haja indicação médica. Durante o tratamento recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, em um intervalo de pelo menos 4 dias após tomar o último comprimido.

É importante tomá-lo com um pouco de líquido, de preferência logo após o jantar. Para verificar a dosagem correta é fundamental passar por uma orientação médica, para saber, assim, o ideal para tratar cada enfermidade e garantir que os parasitas sejam efetivamente eliminados.

Imagem de uma mulher tomando comprimido

Existem alguns tipos de efeitos colaterais que podem surgir junto à medicação: alteração no paladar, enjoo, leve dor no estômago, entre outros. É um remédio contraindicado para suspeita de gravidez, gestantes nos 3 primeiros meses de gestação ou durante a amamentação, além de pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula.

2. Albendazol

Um dos remédios para vermes mais utilizados, o albedazol é utilizado para combater variadas doenças causadas por parasitas, como lombriga, enterobíase, ascaridíase, tricocefalíase, Teníase (conhecida como solitária), Giardíase, dentre outras.

O albendazol atua agindo nas células e tecidos de protozoários e vermes, degenerando suas estruturas e causando, assim, sua morte e eliminação através das fezes do indivíduo. Existem alguns nomes comerciais para ele como Albel, Parasin ou Zentel, mas a forma genérica também é fácil de encontrar.

É um medicamento que também deve ser usado com indicação médica, após exames laboratoriais que vão indicar o tipo de verme presente. O tempo de tratamento pode variar de 1 a 5 dias e há casos onde é indicado repetir o mesmo tratamento após um período de tempo, com a realização de novos exames.

Calendário

Possíveis efeitos colaterais comuns ao fazer o tratamento com o albendazol: dor de cabeça ou febre, dor abdominal, vômito ou náusea, diarreia, entre outros. É contraindicado para mulheres que desejam engravidar, grávidas e lactantes, além de pessoas com alergia aos componentes da fórmula.

3. Nitazoxanida

A nitazoxanida é conhecida comercialmente como Annita e tem como ação tratar infecções bastante comuns como rotavírus e norovírus, impedindo que o vírus se multiplique no corpo. Mas não é apenas essa sua indicação, ele funciona muito bem contra enterobíase (oxiuríase), amebíase, blastocitose entre outros, por agir inibindo enzimas de células que garantem a sobrevivência dos parasitas.

Muitas pessoas têm procurado a medicação como forma de tratamento na eliminação do coronavírus, porém ainda não há estudos científicos que comprovem a eficácia desta medicação para este fim.

Os efeitos colaterais mais comuns dessa medicação é a urina de cor esverdeada, anemia, enjoo, dor de cabeça, diarreia, entre outros. Seu uso não é recomendado para pessoas com insuficiência hepática, renal, diabetes ou que tenham alergia a qualquer componente da fórmula. Vetado o uso para pessoas grávidas ou lactantes.

 Pessoa com ânsia de vomito

Para saber a dosagem ideal procure orientação médica.

4. Ivermectina

A ivermectna é um dos medicamentos contra parasitas que tomou bastante destaque por conta da sua busca relacionada ao COVID-19. Assim como o exemplo anterior, ainda não existem estudos que comprovem a eficácia do uso da ivermectina no tratamento contra o coronavírus, sendo contraindicada pela OMS para este fim.

Pessoa de máscara

No entanto, esse medicamento é totalmente indicado para o tratamento de elefantíase, oncocercose, pediculose (piolhos), lombriga e escabiose. A dosagem ideal deste remédio varia de acordo com o peso da pessoa e com o tipo de infecção, por isso reforçamos a orientação médica antes de começar a utilizá-la.

Os efeitos colaterais mais evidentes ao usar ivermectina estão a perda de apetite, dor abdominal, náusea e vômitos, dentre outros, mas com reações leves. Não é indicado para pessoas grávidas e lactantes, pacientes com asma ou meningite nem crianças com menos de 15kg e 5 anos.

O que deve ser feito para evitar vermes?

Assim como todo tratamento, o diagnóstico de problemas com vermes precisa ser feito com um médico, que irá prescrever o tratamento com o vermífugo adequado. Entretanto, existem alguns passos simples do nosso dia a dia para a prevenção de verminoses. Veja a seguir o que você pode fazer para evitar vermes:

  • Evite roer unhas, mantendo-as sempre limpas e bem cortadas;
  • Evite colocar a mão na boca;
  • Lave as mãos água e sabão com frequência, especialmente após usar banheiros ou locais públicos;
  • Higienize bem os alimentos que são ingeridos crus, como verduras, vegetais, legumes e frutas;
  • Cozinhar bem os alimentos;
  • Tente beber sempre água filtrada ou fervida.

Tomando essas medidas rotineiramente é mais fácil evitar a contaminação com vermes e doenças verminosas. Na Drogaria Vera Cruz você encontra os melhores remédios para verme com ótimo preço e condições de pagamento, não deixe de conferir.

Pessoa lavando as mãos

Continue acompanhando nosso blog para ter mais dicas sobre medicamentos. Lembre-se sempre de consultar o seu médico para obter o diagnóstico correto e o tratamento adequado independente da enfermidade que você possa ter. Isso determinará a efetividade do seu tratamento.

Deixe um comentário