Os principais medicamentos recomendados para o tratamento de vermes são: Albendazol e Nitazoxanida ou também conhecido como Annita. Esses remédios são usados em infecções parasitoses, causadas por parasitas durante o paratismo.
Devem ser consumidos seguindo orientações médicas e, na maioria das vezes, são prescritos em casos de pacientes que apresentar vermes ou em alguns tipos de infecções, que são detectadas através de exames laboratoriais.
Mas a principal perguntas é, afinal: Albendazol ou Annita? Quais suas diferenças? Quais os efeitos colaterais? O que são? Continue a leitura e entenda mais sobre esses medicamentos e para qual situação são indicados!
O que é um vermífugo?
Os vermífugos são os medicamentos indicados ao tratamento das verminoses intestinais, também são chamados cientificamente por antiparasitários ou anti-hermínticos.
Eles atuam no combate contra os parasitos ou helmintos, sendo utilizados de uma forma periódica para os pacientes que moram em áreas em que a doença tenha predominância e que sejam expostos em maiores riscos a esses vermes, ou seja, crianças entre 1 a 14 anos ou pessoas que trabalham em mineradores ou no campo.
Dentre toda essa importância desses medicamentos para vermes, os mais comuns são o albendazol e a nitazoxanida. Eles podem ser adquiridos em drogarias ou farmácias sem receita médica, no entanto, vale ressaltar que a automedicação pode ser perigosa, por isso, é fundamental consultar médicos para realizar a avaliação de sintomas e fazer a recomendações.
Doenças e sintomas de parasitoses
Os pacientes que recorrem ao uso de antiparasitário, são aqueles que possuem doenças causadas por vermes, tais como: ascaridíase, giardíase, ancilostomíase, giardíase, tricuríase, enterobíase, amebíase e estrongiloidíase.
No entanto, não são todos os parasitas que são patogênicos, ou seja, que causam doenças. Por exemplo, o Endolimax nana e o Entamoeba coli são parasitas que podem ser detectados em testes parasitológicos de fezes, mas que não ocasionam nenhum tipo de doença.
O quadro clínicos dessas doenças é extremamente variável e, no caso das infestações assintomáticas, podem ser apresentados sintomas como:
- Diarreia;
- Vômitos;
- Dores abdominais (cólicas moderadas ou intensas);
- Perde de apetite;
- Fadiga;
- Prurido anal.
Lembrando que todos esses sintomas devem ser avaliados por profissionais da saúde através de exames parasitológicos, seguindo os critérios morfológicos para que seja examinado se há presença de parasitas intestinais.
Diferenças entre o Albendazol e Annita (Nitazoxanida)
O Albendazol e o Annita possuem estruturas químicas diferentes, desse modo, sua utilização dependerá da verminose que o paciente estiver passando. Saiba agora mais sobre cada um deles, como tomá-los e seus principais efeitos colaterais. Confira!
Albendazol
O Albendazol é um dos medicamentos mais usados no tratamento de doenças parasitárias, agindo no combate contra uma grande parte das parasitoses intestinais, como a Tricocefalíase, Ascaridíase, Enterobíase, Ancilostomíase, Estrongiloidíase, Teníase e Giardíase.
Podem ser ingeridos tanto por adultos quanto por crianças, em formulação mastigável ou suspensão oral. Esse medicamento em dose única, é capaz de eliminar diversos parasitas como: Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis e Ancylostoma duodenale.
Sua composição age na degeneração nas estruturas das células e nos tecidos dos protozoários e vermes, para garantir a extinção e morte de todos esses parasitas.
Como usá-lo no tratamento
A utilização desses medicamentos dependerá do quadro clínico de cada doença. Por exemplo, para o tratamento de Ascaris lumbricoidis em crianças com mais de 2 anos ou para adultos, é indicado uma dose única de 400mg.
No entanto, pode ser que em alguns casos a recomendação médica seja por um período estendido, como por 5 dias para problemas de Giardíase, ou por 3 dias, para o tratamento de Estrongiloidíase e Teníase.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais podem ser variáveis, mas dentre os mais comuns estão: dores de cabeça, dores abdominais, enjoo, vômito, vertigem, diarreia, urticária e até um aumento nos níveis de algumas enzimas do fígado.
Nitazoxanida (Annita)
O medicamento Nitazoxanida ou também conhecimento comercialmente por Annita, possui uma das composições mais eficientes para o combate de diferentes tipos de protozoários e vermes.
Ele possui ações que atuam para desenvolver um vedamento das enzimas que são indispensáveis para a vida dos parasitas, sendo um antiparasitários de amplo espectro.
Sua composição atua contra os seguintes parasitas: Ascaris lumbricoides, Strongyloides Stercolaris, balantidiuem coli, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Hymenolepis nana, Trichuris trichiura, Giardia lamblia, Taenia sp, Cryptosporidium parvum, Enterobius vermicularis, Blastocistis hominis e Isospora belli.
Como usá-lo no tratamento
O uso desses medicamentos para adultos é, geralmente, recomendado de 12 em 12 horas em doses de 500mg, por 3 dias. Já no caso de parasitoses em crianças, é indicado uma utilização de 0,375 mL ou 7,5 mg da solução oral por kg de peso, por 3 dias de 12 em 12 horas, seguindo as orientações médicas.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns desses medicamentos são: dores de cabeça, urina esverdeada, dores abdominais, diarreia, vômito, enjoo, anemia e aumento dos níveis das enzimas do fígado.
Agora que você já sabe sobre as diferenças e para que são indicados os medicamentos Albendazol e Annita, fica mais descomplicado combater e se proteger dos vermes. Continue navegando pelo nosso blog e explore todos os nossos assuntos relacionados à saúde e bem- estar.
Confira também nosso conteúdo sobre quais são os tipos de medicamentos e como os diferenciá-los. Se o nosso conteúdo te ajudou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e até a próxima!