Alergias em bebê: principais causas e o que fazer

Alergia em bebê: os diferentes tipos e como lidar com cada um

As alergias em bebês estão sempre em pauta entre as rodas de conversa entre os papais e mamães, então é muito comum que logo nos primeiros dias de vida do pequeno, as preocupações com esse problema já começam a aparecer. Afinal, é normal os pequenos desenvolverem rejeições a determinados tipos de fatores externos? Tem como evitar? O que fazer?

Imagem de pais segurando bebê com alergia no colo

Em primeiro lugar, o sistema imunológico de um bebê é muito imaturo e o corpo é bem mais suscetível a alergias, então é bastante comum que elas apareçam. Mas existem certos cuidados, tanto voltados a alimentação quanto à algumas precauções que podem ajudar muito o seu filho nessa fase da vida.

Vamos conferir? A seguir você encontra tudo o que precisa saber para proteger o seu pequeno das alergias!

Como saber se o bebê está com alergia?

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda a diferença entre irritação e alergia. Por mais que muitos dos sintomas sejam parecidos, uma irritabilidade é algo passageiro e nem sempre vai aparecer pelas mesmas causas, gerando uma vermelhidão local e alguns bolinhas, por exemplo. Diferente das alergias, que sempre aparecem quando se entra em contato com certas substâncias, podendo causar problemas respiratórios e outros mais generalizados.

Então, para saber se o seu bebê tem alguma alergia, é muito importante sempre ficar de olho nos primeiros minutos, ou até horas, após a ingestão de algum alimento novo, ou contato com novos objetos que podem causar efeitos colaterais na pele. Alguns dos sintomas mais comuns de alergia são:

  • Nariz escorrendo;
  • Gases e cólicas;
  • Vômitos e diarreia;
  • Coceira generalizada;
  • Dificuldade na respiração;
  • Chiado ao respirar e tosses;
  • Língua, lábios e rosto inchados;
  • Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, podendo estar inchadas;
  • Casos graves podem levar ao desmaio.

Por isso, caso note alguma das características acima, tente identificar o que está causando as reações e, caso a situação esteja muito preocupante para seu filho, leve-o para um pediatra imediatamente, tanto para tratar quanto para diagnosticar devidamente.

Quanto tempo dura os sintomas de alergia em bebês?

Vai depender muito de cada criança, mas quando se tem esses problemas, muitas mães retiram certos alimentos da dieta do pequeno durante, em média, 5 dias e ficam observando para ver se a alergia vai diminuindo ou sumindo aos poucos. Mesmo assim, é importante lembrar que não se deve medicar o seu filho por conta própria! Em casos mais sérios, leve-o a um profissional qualificado.

Imagem de um quarto de hospital

Quais são as alergias mais comuns em bebês?

As alergias mais comuns encontradas em bebês costumam ser relacionadas ao calor, aos tecidos das roupas, aos agentes químicos (amaciante, sabonetes perfumados), a certas frutas e alimentos.

A Doutora Marília Moraes explica que evitar certos alimentos na alimentação da mamãe, quando ela ainda amamenta, não é necessário. O que se deve fazer, como sempre recomendado, é se alimentar de forma saudável, evitando alimentos muito processados e excesso de açúcar, mas apenas para que a mãe se mantenha sadia, assim como tomar cuidado com a dieta do pequeno.

Prevenindo alergias no seu filho: organize as dietas

Alguns alimentos, produtos e tecidos costumam causar bastantes alergia nos pequenos, por isso é importante estar sempre de olho e cuidando sempre que você for introduzir esses fatores na vida do bebê, para assim saber o que retirar durante o crescimento, afinal sua pele e seu sistema imunológico ainda não são muito desenvolvidos. Por isso, é importante adquirir os melhores produtos de cuidados, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Imagem de dois bebês se alimentando

A seguir, você encontra detalhadamente o que fazer quanto aos alimentos mais comuns nesses casos, os fatores externos, os tecidos de roupas que geram mais problemas e os produtos que costumam causar tais reações.

Quais frutas e alimentos podem dar alergia em bebê?

Para te ajudar melhor, nós listamos a seguir os alimentos que devem ser evitados durante os primeiros seis meses de vida do bebê, mesmo que não seja ingerido puro, e evitar ainda que contenha na composição.

Imagem de compilado de alimentos que podem dar alergia em bebês

  • Leite de vaca;
  • Ovo;
  • Frutos secos;
  • Mariscos;
  • Soja;
  • Morango;
  • Amora;
  • Pêssego;
  • Kiwi;
  • Melão;
  • Banana;
  • Glúten (presente no centeio, trigo e cevada);
  • Nozes;
  • Amendoins.

Futuramente, cada item dessa lista poderá ser induzido na dieta do bebê, mas deve ser feita com cautela, deixando que ele experimente um de cada vez e observar as reações por 3 a 5 dias, para saber se causou uma alergia. Após esse tempo você pode tentar a indução de outros alimentos citados, sempre um de cada vez. Enquanto isso, produtos como mel devem ser evitados até que o bebê complete um ano!

Imagem de um recipiente com mel

Alergia ao calor: por que aparece e o que fazer?

Esse problema costuma aparecer por muita exposição do bebê ao sol, assim como a quantidade de roupas que o pequeno usa. Por isso, é muito importante que ele não fique muito tempo exposto aos raios solares. Também é importante colocar roupas finas e leves, para que o bebê não fique com muito calor. Um médico pode te indicar pomadas para aliviar os sintomas do pequeno.

Imagem do céu com o sol em destaque

Agentes químicos mais comuns para evitar

Como a pele do bebê é muito sensível, produtos como shampoo, cremes, amaciantes ou até mesmo talco podem causar reações indesejáveis, por isso, sempre que forem adicionados nos cuidados de higiene, é importante observar as reações dele nos primeiros dias e cuidar para retirar o que o fizer mal.

Imagem de bebê tomando banho em banheira

Tecidos que podem causar alergia

As roupinhas feitas em lã, em tecidos sintéticos, flanela ou náilon podem causar reações alérgicas no seu pequeno, já que sua pele é sensível. Por isso é importante focar nas peças de algodão e evitar os tecidos que podem machucá-lo.

Imagem em destaque de bebê com roupinha de lã

O que passar na alergia do bebê para aliviar?

A primeira recomendação é não medicar o seu filho, tanto sobre remédios ingeridos quanto à pomadas, por isso, caso as alergias comecem e você precise tratá-las com algo externo, consulte um pediatra para que te seja recomendado a melhor opção ao tratamento de seu pequeno.

Imagem de pediatra examinando bebê

O que achou de nossas dicas para ajudar a evitar alergia em seu bebê? Compartilhe com mais mães e pais, para que eles também possa se cuidar. Confira também o nosso conteúdo sobre fotoenvelhecimento, o que é e como prevenir. Até a próxima!

Deixe um comentário