Avaliar a aparência e a coloração da urina é um método muito antigo de avaliar a própria saúde. Alterações na cor e a presença de substâncias incomuns podem indicar diversos tipos de complicação. Desde a desidratação, até sangramentos internos no sistema urinário.
Diante disso, é importante saber qual coloração é considerada normal para fazer um comparativo e notar quando algo está diferente. A tonalidade ideal de urina é um amarelado nem tão claro a ponto de ser transparente, nem tão escuro a ponto de chamar a atenção.
É importante dizer que a quantidade de água presente na urina vai determinar as variações de cor. Quando nos hidratamos menos que o necessário, o trabalho dos rins é tentar manter mais água no organismo, transformando o amarelo da coloração em uma tonalidade mais forte. Quanto mais nos hidratamos, os rins permitem uma perda de água maior, tornando a cor da urina mais clara e diluída, semelhante a cor da água.
Para sanar as dúvidas mais frequentes a respeito da saúde da urina, entender quais são as tonalidades de cor existentes, o que cada uma delas pode indicar, e como tratar cada situação, continue a leitura!
Cor da urina: quais são? O que indica cada uma?
Existem diversas tonalidades e cores distintas de urina, e cada uma delas pode representar diferentes causas. Veja na sequência um guia básico e resumido sobre todas as colorações do xixi, seus possíveis significados e formas de tratamento:
Urina clara
Como mencionamos no início do texto, uma urina com a coloração mais transparente pode estar relacionada ao excesso de água no corpo, deixando o xixi diluído. E por mais que não pareça, isso pode sim ser negativo.
Uma ingestão exorbitante de líquidos pode ser prejudicial ao organismo e causar sonolência, mal-estar, edemas, perda de sais minerais e certa sobrecarga nos rins. Por isso, atente-se quando há um consumo exagerado de água.
Amarelo-claro
A tonalidade amarelo claro na urina é a coloração indicada como ideal. Caso você não esteja sentindo dificuldades para urinar, em uma avaliação visual, esse tipo de cor não indica nenhum tipo de alerta. Indica apenas que o organismo está sendo devidamente hidratado, e os rins funcionam bem!
Amarelo-escuro
Uma urina na coloração amarelo intenso também está entre o que considera-se normal, se estivermos falando do primeiro xixi do dia. Porém, essa tonalidade significa uma mensagem de atenção para a desidratação. Se notar sua urina nessa coloração mais forte, saiba que você deve ingerir mais água.
Âmbar ou mel
Assim como o amarelo escuro, uma urina de tonalidade semelhante à cor do mel é um sinal mais forte de desidratação. Caso essa coloração persista ao longo de vários dias, e se aproxime de um tom acastanhado, atente-se. Pois este pode significar um sinal de desidratação mais grave que pode comprometer o bom funcionamento do fígado. Nesse caso, além de aumentar o consumo de água, procure um médico.
Laranja
O xixi em uma tonalidade alaranjada pode ser sinal de falta de água ou uma questão atípica e pontual como a ingestão de alimentos com a presença de corantes, remédios, infecções de urina ou até doenças sistêmicas. Portanto, consuma bastante água, observe se esse tom persiste, e procure ajuda de um médico para verificar a origem do problema.
Presença de espuma
Se o seu xixi apresentar de forma insistente a presença de espuma ou um aspecto efervescente, isso pode ser reflexo de um consumo excessivo de proteína, ou alguma complicação renal. Nesse caso, procure se consultar com um nefrologista.
Entre rosa e avermelhada
Caso sua urina esteja rosa, antes de se alarmar, procure lembrar se você ingeriu beterraba ou algum alimento com corante vermelho nos últimos dias. Este é um motivo recorrente para esse tipo de tonalidade, não representando ameaças ao organismo.
Outro motivo pode ser a presença de sangue na urina, e este pode ser sinal de infecção urinária, pedra nos rins, problemas na próstata e até alguns tipos de câncer – como o de rim ou de próstata –, por isso, se o sinal persistir e você não encontrar uma causa como a anterior, procure um médico!
Azulada ou esverdeada
Assim como existem alimentos que causam acne, existem remédios que podem provocar mudança na cor da urina. Na maioria das vezes, quando o xixi se apresenta com uma coloração azul ou verde as causas tendem a ser o consumo de medicamentos que contêm azul de metileno em sua composição, bebidas de coloração semelhante, ou, em casos mais raros, um sinal de infecção causada por bactérias.
Anti-inflamatório muda a cor da urina?
De modo geral, os remédios de classe anti-inflamatória tendem a provocar uma sobrecarga renal, o que pode sim incidir em uma coloração diferente e mais escura que o usual. Mas isso sempre vai depender da condição em que os rins do paciente se encontram. É pertinente observar e acompanhar as mudanças.
Qual a cor da urina no início da gravidez?
De modo geral a gravidez provoca alterações no ritmo de idas ao banheiro, aumentando a frequência graças ao aumento da progesterona e a sensação de bexiga cheia que vem com o terceiro trimestre. Porém, quando falamos da tonalidade da urina, a gravidez não interfere em nada.
O ideal é que a urina permaneça amarelada no início da gestação como a de qualquer pessoa saudável. Uma tonalidade mais escura não vai significar nada além de baixa hidratação.
Qual a cor da urina de quem tem diabetes?
Em função de uma sede excessiva que surge nas pessoas que têm diabetes, pode acontecer de esses organismos apresentarem uma coloração de urina mais clara em função da maior diluição de água pelo rim enquanto tenta se livrar do excesso de líquidos.
Cor da urina com infecção: por que muda?
A urina de uma pessoa que passa por uma infecção tende a mudar de tonalidade para uma cor mais escura, principalmente nos casos de infecção crônica. Isso ocorre porque essa condição provoca um comprometimento do rins, causando maior concentração do líquido e possivelmente liberação de sangue na urina.
Contudo, sabemos que nem sempre a alteração de cor da urina indica algum problema de saúde que seja alarmante. Entretanto, se a causa das alterações não for simples de encontrar, e persistir, o indicado é buscar um especialista nefrologista.
Gostou do conteúdo? Para mais dicas e informações sobre beleza, alimentação e saúde continue acompanhando as postagens do blog. Aproveite e confira o nosso post com 10 tipos de problemas de pele: suas causas, e como cuidar!