Habitualmente, sofremos com dores nas costas e incômodos os quais, na maioria das vezes, não sabemos a origem nem um diagnóstico válido. Elas chegam sem avisar, incomodam e dificultam muito a realização das nossas atividades diárias. Mas será que são normais?
Mesmo sendo um incômodo que na maior parte das vezes é de origem muscular, existem muitas outras possibilidades que podem acarretar essas dores.
Por isso, os sinais aparentes jamais devem ser menosprezados, além de garantir os cuidados necessários para que o caso, que era uma simples questão muscular, não se agrave.
Foi pensando nessas outras possibilidades — até então desconhecidas — que resolvemos preparar esse post com as possíveis causas das famigeradas dores nas costas e seus principais tratamentos.
Vale ressaltar que para um diagnóstico e tratamento preciso é aconselhável buscar orientações médicas.
Dor nas costas: conheça os tipos e o que fazer em cada caso
As principais origens das dores nas costas envolvem problemas de coluna, pedras nos rins e inflamações no nervo ciático.
Mas calma, essas não são as únicas e exclusivas condições para esse problema. Para diferenciar, é necessário observar a região que está sendo afetada e as características da dor.
A boa notícia é que, geralmente, esses incômodos são ocasionados por questões musculares que podem surgir por levantamento de pesos, má postura e até mesmo cansaço.
Se esse for o seu caso, esse problema pode ser facilmente revertido com alongamentos e compressas mornas.
Porém, o problema pode ser agravado quando as dores surgirem de repente, com uma intensidade mais forte e com outros sintomas relacionados, como dificuldades de se movimentar ou febre.
Nessas condições, é importante procurar auxílio de profissionais para ser feito um tratamento adequado.
No geral, essas são as causas mais frequentes de dores nas costas:
-
Lesões musculares;
-
Doenças respiratórias;
-
Pedra nos rins;
-
Dor ciática;
-
Infarto;
-
Hérnia de disco;
-
Contratura muscular;
-
Herpes zoster;
-
Má postura;
-
Artrite;
-
Gravidez;
-
Aneurisma da aorta;
-
Espondilite anquilosante.
Ressaltamos a importância de procurar auxílio médico para que todos os exames sejam feitos e o tratamento adequado seja indicado.
Dor nas costas lado esquerdo: causas e tratamentos
As dores nas costas do lado esquerdo, geralmente, aparecem envolvendo diferentes situações mais comuns do nosso dia a dia.
Carregar objetos pesados, movimentos ininterruptos e má postura são algumas condições que podem ocasionar compressões e lesões musculares, causando a dor nas costas nessa região.
Essas são situações mais simples que, na maior parte das vezes, podem ser revestidas com cuidados caseiros, como compressas quentes, alongamentos e repouso.
No entanto, dores fortes e contínuas podem representar problemas mais graves, como:
Pedra nos rins
O cálculo renal, também conhecido como pedras nos rins, é um problema que acarreta dores nas costas que podem irradiar para o lado esquecer e/ou direto. Esses casos desencadeiam as cólicas renais, caracterizadas por dores intensas que chegam impedir o paciente de se mexer e caminhar.
O tratamento é feito por um urologista, nefrologista ou clínicos gerais que indicam antiespasmódico, analgésicos ou medicamentos na veia.
Infarto
Esses casos são mais raros, mas o infarto, geralmente, se inicia com uma dor muito forte no peito e vai se espalhando para o ombro e braços esquerdos.
As dores do infarto são caracterizadas com pontadas intensas e, inicialmente, podem proporcionar a impressão de um mau jeito que vai intensificando.
Para o tratamento desses casos, é indispensável chamar o SAMU imediatamente quando surgirem os primeiros sintomas. O número é 192 ou buscar o pronto-socorro mais próximo.
Fissura ou fratura das costelas
Para dores nas costas do lado esquerdo com início súbito, intensidade mais leve e contínua, pode ser a indicação de uma possível fratura na região. Um dos sintomas que mais caracterizam esses casos é uma dor que ocasiona uma dificuldade em respirar.
Esse também é um problema que deve ser tratado com avaliação e orientação médica para realizar exames, como Raio-X de tórax, por exemplo. Situações mais simples são revertidas com analgésicos para reduzir a dor e repouso para recuperação da fratura.
Dor nas costas lado direito: causas e tratamentos
As dores nas costas do lado direito, assim como as do lado oposto, normalmente são de origem muscular. Mas, existem outras causas que podem desencadear esse problema. Conheça quais são:
Doenças respiratórias
Para dores que surgem com outros sintomas associadas ao sistema respiratório, pode representar doenças de vias áreas, principalmente condições que envolvem os pulmões, como bronquite, pneumonias ou COVID. Nessas situações, o tratamento só pode ser iniciado após a identificação das causas.
Lesões musculares
Como citamos, na maior parte dos casos de dores nas costas é uma questão muscular que pode provocar lesões musculares. Atividades e exercícios físicos mais intensos e má postura são algumas das principais causas desse problema.
Hérnia de disco
A hérnia de disco é outro fator que pode influenciar o aparecimento de dor nessa região. Essas dores, geralmente, pioram em movimentos bruscos, levantamento de pesos ou quando a pessoa fica muito em pé.
O tratamento para situações agravadas pode ser cirurgias na coluna ou sessões de fisioterapia. Já em problemas mais leves, as compressas quentes podem aliviar.
Dor nas costas ao respirar: o que fazer?
As dores nas costas ao respirar estão normalmente relacionadas a problemas que afetam os pulmões ou revestidos do órgão, também caracterizado como pleura.
Casos mais simples e comuns são resfriados e gripes, no entanto, essas dores também podem estar relacionadas a embolia pulmonar, costocondrite, pneumonia, pleurisia, pericardite, infarto, entre outros.
Para identificar o tratamento adequado, é necessário que a causa do problema seja identificada com exames específicos. Portanto, busque um pronto-socorro ou um médico de confiança.
Dor no meio do tórax e nas costas: veja os motivos
A dor torácica causa uma sensação de desconforto e é intermitente.
Essa dor costuma ser precipitada por meio de estresses emocionais, refeições pesadas ou por exercícios. Os sintomas são aliviados de forma espontânea com repousos.
Porém, quando acompanhada de sintomas como falta de ar, febre, azia, náuseas e vômitos, pode indicar problemas no aparelho digestivo ou no sistema respiratório.
Veja as principais causas:
-
Lesões musculares;
-
Lesões nas costelas;
-
Espasmo do esôfago;
-
Embolia pulmonar;
-
Artrite reumatoide;
-
Herpes zoster;
-
Fibromialgia;
-
Hipertensão pulmonar;
-
Pneumonia;
-
Derrame pleural;
-
Pneumotórax;
-
Pericardite;
-
Refluxo gastroesofágico;
-
Aneurisma de aorta.
5 remédios para dores nas costas
Conheça alguns remédios indicados para aliviar dores nas costas agudas a moderadas, causadas por lesões musculares, como esforço repetido e má postura:
-
Analgésicos: paracetamol (Tylenol) e dipirona (Nolvagina);
-
Anti-inflamatórios não esteroides: ibruprofeno, diclofenaco e naproxeno;
-
Relaxantes musculares: miosan, mirtax ou musculare;
-
Benzodiazepínicos: diazepam;
-
Opioides: tramadol (Tramal) ou codeína (Codein).
Não indicamos a automedicação e nem a definição de diagnósticos sem orientação e exames médicos.
Portanto, no aparecimento desses sinais e sintomas de dores nas costas, busque um hospital ou pronto-socorro mais próximo, para que o caso não se agrave.