A infecção urinária é um problema comum, que possui como principais sintomas a dor e certa ardência ao urinar. Ela acomete muitas pessoas ao redor do mundo. Essa condição é muito mais recorrente nas mulheres, em função de sua anatomia que favorece a proliferação mais rápida das bactérias através do trato.
O quadro infeccioso normalmente se inicia através da multiplicação de bactérias que invadem a uretra, que no caso das mulheres é um canal muito mais curto – entre 4 e 6 cm – que o dos homens, que pode variar entre 15 e 20cm de comprimento.
Nessas invasões, um dos órgãos atingidos com maior frequência é a bexiga. Por isso, as principais características dessa condição estão relacionadas à micção. Nos pacientes com esse problema é muito comum sentir uma vontade recorrente de ir ao banheiro, e ao chegar lá notar a urina escassa, ou simplesmente a ausência dela.
Se identificou com algum dos sintomas mencionados até aqui? Para saber mais sobre esse tipo de infecção, conhecer seus sintomas, as suas possíveis causas, a prevenção e o tratamento, continue a leitura!
O que é infecção urinária?
A infecção urinária é um processo infeccioso que tem início quando um aglomerado de bactérias atinge o canal onde passa a urina: a uretra. O que pode acontecer em função da proximidade do canal da uretra e do anus, onde a higiene inadequada seguida de relações sexuais podem acabar acarretando uma infecção urinária.
Sintomas
Os sintomas mais comuns envolvem:
- dor ou ardência ao urinar;
- sensação de bexiga sempre cheia;
- urina com cheiro forte;
- febre baixa;
- mal estar geral;
- dificuldade para segurar o xixi.
- urgência miccional;
- cor da urina alterada;
- urina com aspecto leitoso e cheiro mais forte.
Ao notar a presença de alguns desse sintomas por mais de três dias, é importante procurar auxílio de um médico especialista!
Tipos de Infecção urinária
As vias urinárias são compostas pelos rins, ureter, bexiga, e uretra. Dessa forma, as infecções podem acontecer em qualquer um desses órgãos. Quando a infecção urinária acomete o rim, é chamada de pielonefrite, na bexiga são chamadas de cistites, e na uretra, uretrites.
Cistite
A cistite é a infecção urinária mais comum que conhecemos, pois ocorre na bexiga, que é o primeiro órgão no qual as bactérias presentes no intestino terão acesso ao invadir a uretra.
Se você enfrenta problemas como o intestino preso, aproveite para conferir o nosso post com 45 alimentos ricos em fibras para regular o intestino!
Uretrite
As uretrites são as infecções que ocorrem no canal da urina. Na maioria das vezes, a causa desse tipo de infecção advém de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como o Herpes, a Clamídia, Gonorreia, Trichomonas entre outras. Nesse caso, o paciente pode não sentir nada, ou ter sintomas muito semelhantes aos da cistite, além de um corrimento que vem da uretra.
Pielonefrite
A pielonefrite pode ser potencialmente grave, e é um tipo de infecção que acomete os rins. Por isso, ao identificar um de seus sintomas, considere este um sinal de alerta, e procure um pronto socorro. Seus sintomas podem ser um pouco diferentes dos demais, envolvendo náuseas, febre, dor nas costas e calafrios.
Quais são os tratamentos para infecção urinária?
Os tratamentos das infecções urinárias podem variar muito de acordo com a gravidade do caso. Mas na maioria das vezes, é feito por meio de antibióticos receitados pelo médico.
Quando a infecção urinária é grave?
Como vimos, as infecções que acontecem no rim – pielonefrite – são as consideradas com um maior potencial de gravidade. Por isso, seus sintomas são considerados um alerta.
Existem também os quadros de infecção urinária recorrente, mais comum nas mulheres jovens e sexualmente ativas, ou naquelas em que o tratamento não foi totalmente efetivo, mas que pode acontecer em qualquer idade.
Apesar disso, todos os tipos de infecções urinárias podem apresentar quadros de alta gravidade, e quem melhor poderá esclarecer isso, é o seu médico especialista. Enquanto isso, cabe a você observar os sinais do seu corpo e se manter atenta aos sintomas, a fim de ajudar o médico a solucionar o seu problema levando o máximo de informações.
Por isso, observe se você tem esvaziado completamente a bexiga ao urinar, se está na menopausa e fez o uso de reposição hormonal, se possui diabetes, se os sintomas se agravam após as relações sexuais, entre outros agravantes.
Como curar infecção urinária na gravidez
Na gravidez ocorre uma compressão maior na bexiga em função do crescimento do útero, o que somado às alterações que o seu sistema imunológico sofre, deixa as gestantes mais suscetíveis ao surgimento da infecção urinária.
Nelas, as infecções costumam apresentar quadro mais graves, e com menos sintomas, sendo uma das principais causas do trabalho de parto prematuro, por isso sua importância. Nesse caso, ela deve procurar o médico o mais rápido possível para receber as orientações e dar início ao devido tratamento.
Como prevenir a infecção urinária?
A prevenção envolve cuidados simples, mas que farão toda a diferença. O primeiro deles, é ingerir água em abundância – no mínimo dois litros por dia – para diluir a urina e de certa forma lavar as vias urinárias.
Também é muito importante não segurar o xixi, e urinar após as relações sexuais. Adquira esses hábitos e colabore para a eliminação de bactérias, prevenindo a infecção urinária.
Quais são as causas da infecção urinária?
As causas da infecção urinária são muito variáveis, podendo envolver a mania de segurar a urina por muito tempo, diabetes, pedras nos rins, baixas na imunidade, falhas anatômicas, entre muitas outras.
Até mesmo o sexo pode estar relacionado, afinal, durante o ato, o pênis faz um movimento que pode empurrar as bactérias acumuladas para dentro da uretra. Por isso, ouvimos falar com frequência sobre a importância de urinar após as relações. Essa é uma forma simples e eficaz de prevenção para esse tipo de problema.
No caso de crianças, há certa predisposição em função do uso de fraldas, que cria um ambiente úmido que favorece o surgimento da doença. Por isso, é muito importante realizar a troca com frequência, logo após o xixi. Porém, nas crianças esse tipo de problema não é considerado normal, por isso, ao suspeitar de um quadro, procure um médico!
Gostou do conteúdo? Esses foram os nossos esclarecimentos sobre a infecção urinária, suas causas, sintomas, tipos e tratamentos. Para ficar por dentro de mais assuntos relacionados à saúde, alimentação e beleza, continue acompanhando as postagens do blog! Aproveite também para conferir o nosso post 10 problemas de pele: veja suas causas e tratamentos!