Leite em pó para bebê: veja como escolher e utilizar

Guia Vera Cruz: leite em pó para bebê, pode?

Uma das dúvidas mais frequentes, especialmente entre os pais de primeira viagem, é a possibilidade ou não de oferecer leite em pó, formula infantil, composto lácteo e por aí vai, para seus filhos pequenos. Então, para tirar as principas dúvidas sobre o assunto, nós preparamos um conteúdo completo.

Ah! E a primeira coisa que precisamos esclarecer é que, o indicado é amamentar o seu bebê até os dois anos, mas é claro que nem todas as mamães conseguem. Por isso, nesses casos, é preciso recorrer à outras opções. Então vamos entender sobre o assunto:

Imagem de uma mãe amamentando o filho

Para começar: o que é o leite em pó?

O leite em pó vem da desidratação do leite liquido, com isso as indústrias costumam usar um processo lento de evaporação da água da bebida, para que fique apenas o pó, sem perder seus nutrientes. Por causa disso, ele possui as mesmas qualidades, apenas mudando o tempo de validade e a facilidade de transporte. Mas então, qual a diferença dele para os outros? Venha conferir:

Qual a diferença: leite em pó, fórmula e composto lácteo?

Uma coisa que a gente precisa entender é que, apesar do leite de vaca ser muito consumido pelas crianças, adolescentes e até mesmo adultos, esse alimento não é a melhor indicação para os pequenos, isso porque possui bastantes gorduras, muito cálcio e pouco ferro.

Quando se faz um acompanhamento de perto com um pediatra, você notará que, apenas em últimos casos ele irá recomendar substituir o leite materno em crianças de um mês à um ano. Acontece que mesmo se ele resolva fazer essa troca, o pedido é sempre pelas fórmulas infantis.

Imagem de mamadeira com leite

Essa recomendação é feita porque elas são bem mais saudáveis, sem corantes ou glúten. São alimentos modificado em níveis de açúcar e gordura para ficarem semelhantes à composição do leite materno. Além disso, para evitar problemas de alergia, você pode encontrar diferentes composições, para casos bem específicos.

Por outro lado, muitas pessoas acabam pensando que o composto lácteo pode parecer a mesma coisa, mas é preciso ter cuidado porque esse alimento, mesmo tendo adicional de vitaminas e nutrientes, ou a substituição de gorduras por outras de melhor digestão, ainda sim é super processado e pode conter corante e açúcar, por isso não é muito recomendado para bebês menores de um ano.

Leite em pó faz mal para os bebês?

Realmente não é recomendado o seu uso na alimentação de crianças menores de um ano, mas também é muito recomendado que só dê inicio ao leite em pó com pelo menos, três anos de idade.

Imagem de leite em pó e leite líquido

Acontece que essa bebida tem muita gordura e isso prejudica o desenvolvimento do bebê, sem contar que, devido a alta quantidade de cálcio, ele dificulta a absorção de ferro. Mas depois que os três primeiros anos já passaram, não há mais muito problema inserir esse alimento na dieta da criança.

O que achou de nossas dicas? Esperamos que com essas informações você consiga se decidir sobre dar fórmula, composto ou leite em pó para bebê. Lembre-se de compartilhar esse texto com seus amigos e amigas com filho pequeno. Confira também as nossas opções de acessórios para amamentação!

Deixe um comentário