Utilizar o melhor protetor solar para o rosto deve ser um objetivo diário e de todos. Ao menos deve estar entre as nossas metas, se queremos ter uma pele mais saudável e jovial por mais tempo, minimizando os sinais que o envelhecimento nos traz.
Mas quando decidimos incluir este item em nossa rotina de skincare, acaba surgindo aquela dúvida: qual a melhor opção de filtro solar? Apesar de ser uma questão frequente, ela não possui uma única resposta, porque depende bastante do tipo de pele que a pessoa apresenta.
Hoje em dia, temos diversas opções no mercado, com tipos diferentes de fórmulas, que pretendem atender melhor nossas necessidades.
Então, hoje, queremos listar algumas indicações de tipos de protetor solar para facilitar o seu entendimento e escolha. Esperamos que você goste das nossas dicas!
Protetor solar sempre!
E já que estamos falando sobre ele, que tal entendermos o porquê da importância de incluir o protetor solar na sua rotina de cuidados com a pele?
A primeira e mais importante função do protetor solar se refere ao seu próprio nome: proteção. É ele que diminui as nossas chances de desenvolvimento de cânceres de pele que podem até ser fatais como o melanoma.
Isso sem contar os sinais decorrentes da foto exposição: rugas, linhas finas, manchas, melasmas, ressecamento e algumas outras que podem ser tratadas pelo dermatologista. Mas é importante lembrar que, apesar de haver tratamento, melhor do que precisar tratar é evitar o problema.
O filtro solar auxilia no controle da oleosidade da pele, ao mesmo tempo em que promove uma hidratação na medida certa, importante para manter a pele sempre saudável e protegida.
E por último, mas não menos importante, o produto retarda o processo de envelhecimento cutâneo que as radiações dos raios UVA e UVB e luz azul (do notebook, celular, tablet, televisão) causam, mesmo nos dias de chuva ou nublados. Então, protetor solar sempre!
Tipos de filtro solar
Antes de explorarmos as características e marcas disponíveis no mercado, é importante que a gente entenda que existem protetores com texturas e fórmulas diferentes, que também têm objetivos e recomendações que acompanham suas características. Confira:
Oil free
Esta é uma ótima opção para pessoas que possuem a pele mais oleosa, com tendência à acne. Isso porque sua fórmula não tem óleo.
Mineral
O filtro solar do tipo mineral vai muito bem em pessoas que têm a pele mais sensível e que, vez o outra, sofrem com alergias e descamação. Além disso, pessoas com melasma também costumam fazer uso para se protegerem da intensificação das manchas.
Mousse
O mousse funciona como uma espécie de primer, minimizando as imperfeições cutâneas. Sua principal característica é o toque mais aveludado, proporcionando mais bem-estar.
Aerogel
Embora seja menos utilizado, ele também tem indicação para peles oleosas, reduzindo o aspecto de poros dilatados.
Hipoalergênico
O protetor solar do tipo hipoalergênico não contém ácido para aminobenzoico (PABA), sendo uma boa opção para quem tem maior sensibilidade cutânea.
Quais são os melhores protetores solares para o rosto?
A seguir, vamos abordar algumas marcas e suas principais características, para te ajudar a escolher um protetor solar ideal para o seu tipo de pele. Veja:
Protetor solar facial para pele oleosa
Para peles oleosas, uma das melhores opções custo-benefício do mercado é o Anthelios Airlicium da marca La Roche. Ele auxilia no controle do brilho e tem textura gel creme, com opção de cor, protegendo por até 12 horas.
Uma outra ótima opção para peles com bastante oleosidade e mistas é o SkinCeuticals UV oil defense FPS 80, textura gel creme. Fornece alta proteção contra o fotoenvelhecimento.
O fotoprotetor da Adcos Fluid FPS 70 incolor também compõe esta lista de indicação para peles oleosas, possuindo em sua fórmula substâncias como vitamina C e E, além de ativos que ajudam a minimizar rugas e linhas finas, deixando a pele mais iluminada e com aparência mais saudável.
Ainda nas recomendações para peles com tendência à acne, temos o Isdin Fusion, que é feito à base de água com cor, fornecendo um toque seco e reduzindo o brilho.
Para todos os tipos
O protetor solar da La Roche Anthelios Hydraox FPS 60 pode ser aplicado em qualquer tipo de pele. Ele tem textura fluida e possui em sua composição água termal com efeito antioxidante, ajudando a manter o colágeno da pele.
Nesta categoria também não podemos deixar a citar o Idéal Soleil Hydrasoft da Vichy FPS50, que mantém a hidratação da pele, com uma textura bastante leve e macia.
O Bioderma Photoderm Aquafluide FPS 50 é indicado para qualquer tipo de pele, e tem um aspecto fluido.
Pele sensível
Se você possui pele sensível, uma boa opção é contar com o L’Oréal Paris Antirrugas FPS 60, que minimiza as chances de queimadura solar, evitando rugas e manchas. Ele é rapidamente absorvido pela pele, sendo também composto por ácido hialurônico.
Pele morena
Quem possui pele morena pode experimentar o Episol Color Pele Morena Mais, que não tem fragrância, e é bem resistente à água.
Pele seca
Se a sua pele for do tipo mais seca, você pode contar com a proteção do Nivea peles secas a normais, que possui FPS 50 e também conta com a substância Q10 em sua fórmula hidratante e suave.
E você, costuma utilizar protetor solar diariamente? Se convenceu sobre sua importância? Esperamos que nossa lista possa te ajudar a encontrar uma opção mais adequada para o seu tipo de pele.
Agora que você já possui as informações sobre os melhores protetores solares faciais, que tal cuidar um pouquinho do seu corpo conferindo nossos produtos para cuidados corporais?