Confira as principais causas do ressecamento nasal e como lidar com este incômodo
Alguns períodos do ano são mais propícios a deixarem o nariz mais ressecado, provocando sensações como ardência, rinite, alergias, sinusite e até mesmo algum eventual sangramento, resultando em consequentes desconfortos.
Nesses casos, a recomendação é para que você busque ajuda junto ao otorrinolaringologista, que é o médico habilitado para tratar questões relacionadas ao trato respiratório. No entanto, neste post, queremos te ajudar a entender as possíveis causas deste problema e como proceder.
Alterações no clima
Normalmente, funciona da seguinte forma: quanto mais seco o tempo, mais ressecado fica o nariz. Esta condição ocorre devido ao ar mais quente que passa pelo nariz e resseca as mucosas. Mas não apenas a secura do clima: a exposição a equipamentos como ar condicionado também acaba agravando este quadro.
Uma boa forma de reduzir este incômodo é utilizando umidificadores de ar, ou então uma bacia de água dentro do ambiente onde você está. Além disso, aquela famosa premissa de beber ao menos 2L de água por dia é muito importante, bem como lavar o nariz usando o soro fisiológico a 0,9%.
Rinite
A rinite se estabelece quando há uma inflamação localizada na mucosa do nariz provocada por substâncias prejudiciais, que podem ser: pólen, perfumes, produtos de limpeza, poeira, etc. Ela é uma das principais causas da coceira, ardência e coriza nasal.
Evitar a rinite requer um cuidado constante que consiste em deixar a casa sempre limpa, principalmente quando há a presença de animais de estimação, e em alguns casos, os médicos costumam receitar anti-histamínicos e vacinas contra alergias.
Aqui, cabe ressaltar a importância da utilização de máscaras quando a situação exigir maior contato com poeira ou substâncias que possam irritar as mucosas.
Inflamação por sinusite
A sinusite causa uma intensa inflamação localizada em uma região que chamamos de seio nasal, proporcionando dores de cabeça, coriza e ardência nasal. Sua origem pode ser por bactérias ou vírus que resultam na infecção.
Normalmente, ela é tratada com a ajuda de antibióticos receitados pelos médicos, a partir da identificação da sua causa, e também com descongestionantes para aliviar a sensação de cabeça pesada.
Resfriados e gripes
Os dois podem resultar no ressecamento da mucosa nasal ou também na sua ardência, porque irritam essa região, favorecendo sintomas como espirros e coriza. O que vai diferenciar é a presença ou não de febre, que deve ser devidamente assistida por um médico.
O combate da gripe e do resfriado, em geral, leva em torno de 7 dias, mas tratando apenas as sensações com a ajuda de medicamentos analgésicos como dipirona e paracetamol, ingerindo bastante água e líquidos.
Alguns remédios
Determinados fármacos também podem ser responsáveis pelo surgimento de ressecamentos e irritações nasais, não em aspectos primários, mas sim devido ao seu efeito colateral. Mesmo os descongestionantes nasais podem resultar neste problema, aumentando a possibilidade de que essas infecções aconteçam.
Se este for o caso, indicamos que você procure o seu médico de confiança para investigar se há a necessidade de suspender o uso do remédio ou alterar a opção do medicamento para diminuir a irritação.
Doenças autoimunes
Algumas doenças autoimunes como a síndrome de Sjogren pode levar também ao ressecamento das vias aéreas, devido às glândulas corporais que acabam inflamadas.
Por isso, se você estiver sentindo dificuldade de ingerir alimentos ou para falar, secura na boca e também fotossensibilidade, o ideal é procurar por um médico reumatologista para que a causa seja investigada e, caso este diagnóstico seja confirmado, o tratamento seja iniciado.
Outras causas
Além de todos estes fatores que listamos aqui, alguns outros aspectos podem ser agravantes ou facilitar o ressecamento nasal, como o baixo consumo de água, sobretudo em crianças e idosos. Além disso, quando alguma cirurgia na região do nariz acontece, o pós-operatório costuma ter como principal sintoma o ressecamento nasal, sendo, no entanto, algo temporário e reversível.
A anatomia do nariz de algumas pessoas também pode ser um fator que determine esse ressecamento, fazendo com que o funcionamento dos seios da face e do nariz não seja adequado. É bastante recomendado verificar essa condição com o otorrino. A adenoide e o desvio de septo são algumas das alterações nasais que podem levar à uma inflamação, dificultando a respiração, e em alguns casos, obstruindo a passagem do ar, sendo necessária uma cirurgia reparadora para corrigir este problema.
Como você pôde perceber, as causas para o ressecamento nasal podem ser várias e estão associadas às infecções na região da mucosa do nariz. Enfatizamos a necessidade de investigação médica, independente da quantidade de sintomas existentes. No entanto, esperamos ajudar você a entender melhor o porquê do ressecamento dessa região e quais as melhores formas de lidar com ela.
Caso você necessite adquirir medicamentos para combater estes incômodos, conte sempre com a Drogaria Vera Cruz e encontre tudo o que você precisa em nosso site!