Diferente do que muitas pessoas pensam, saúde mental não significa felicidade plena e constante. A verdade é que ninguém leva uma vida assim, todos temos momentos para nos sentir tristes, felizes ou ansiosos.
Mas o que é saúde mental, afinal?
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), em um estado de bem-estar, pessoas mentalmente saudáveis conseguem perceber suas próprias habilidades, são capazes de lidar com eventuais tensões da rotina, de trabalhar e contribuir para a sociedade enquanto administra suas próprias emoções.
De modo geral, a falta da saúde mental compromete a qualidade cognitiva e emocional das pessoas, causando um impacto muito grande em todas as suas relações.
Ficou interessado? Para compreender a importância da saúde mental, o que são doenças mentais e quais seus tipos, continue a leitura!
Qual é o conceito de saúde mental?
É comum que as pessoas associem saúde mental à presença ou ausência de doenças mentais, mas, na verdade, o conceito é ainda mais abrangente, envolvendo dois fatores: o bom funcionamento do cérebro e os pensamentos de qualidade.
Em termos simples, a saúde mental diz respeito à capacidade que uma pessoa tem de fazer escolhas, se relacionar bem, lidar com estressores e com os próprios sentimentos.
Sejam eles positivos, como amor, alegria e otimismo;
Ou negativos, como a frustração, a tristeza e o ciúme.
Ela descreve o nível de qualidade emocional e cognitiva de uma pessoa, bem como a capacidade de se adaptar e buscar equilíbrio entre as obrigações, atividades e esforços do dia a dia, a fim de conquistar resiliência psicológica.
Aproveite para conferir o nosso post sobre a importância da atividade física para a saúde!
Qual é a importância da saúde mental?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo “saúde” é definido por um completo bem-estar em três áreas da vida: física, mental e social — interligadas entre si, que afetam umas às outras.
Para o sofrimento emocional e psicológico que as pessoas vivenciam no desequilíbrio da saúde mental, a falta de um diagnóstico padrão é um dos fatores que levam a população a achar problemas psicológicos são menos importantes que os físicos. Tendo, inclusive, maior dificuldade em descrevê-los.
É comum que as pessoas pensem na mente e no corpo como coisas desconexas, separando a saúde física da saúde psicológica.
Porém, ambas estão diretamente relacionadas. Assim como alterações nas células podem afetar a saúde psíquica, saúde mental e a sensação de bem-estar que ela acarreta influenciam fisicamente em todo o corpo.
Ou seja, ao cuidar do corpo, cuidamos também da mente e vice-versa.
Confira também as melhores vitaminas e remédios para cansaço mental!
O que é saúde mental e emocional?
Apesar da falta de informação que ainda é uma realidade, termos como saúde mental e saúde emocional tem feito cada vez mais parte do cotidiano e do vocabulário dos brasileiros.
Isso se deve a quantidade de pessoas que vem adoecendo com problemas como ansiedade, estresse e outros transtornos psíquicos.
Já que falamos sobre o estresse, aproveite para conferir o nosso guia sobre o problema.
Mas em que esses termos se diferem?
Enquanto a saúde mental está mais ligada aos pensamentos, a saúde emocional diz mais sobre as emoções. Cada uma delas tem as suas características, porém ambas estão intimamente relacionadas.
A saúde emocional acaba sendo mais fácil de ser percebida, pois geralmente expressamos como nos sentimos, quando estamos alegres, tristes, inseguros ou ansiosos.
Por ser mais profunda e estar relacionada à mente e ao funcionamento do cérebro, a saúde mental é mais difícil de ser percebida.
Assim é que muitas vezes essas doenças vão se instalando sem que a gente perceba ou dê atenção para os sinais. Com isso, conhecer essas definições pode ser o diferencial para cuidar da saúde de modo geral.
O que é doença mental para a psicologia?
Para a psicologia, as doenças mentais podem ser resumidas como o mau funcionamento das atividades psíquicas.
Elas são próprias de cada indivíduo, no entanto, podem ser influenciadas pelo meio, pelo emocional e pelo social de cada um.
Esse termo se refere a qualquer tipo de sofrimento, anormalidade, comprometimento psicológico ou mental que faz com que uma pessoa não se relacione de forma funcional com o mundo e em sociedade.
Quais são os tipos de doença mental?
Existem diversos tipos de doenças e transtornos mentais, confira na sequência os principais:
Transtornos Depressivos (Depressão e Distimia);
Transtornos Ansiosos (Ansiedade e Síndrome do Pânico);
Transtornos Psicóticos (Esquizofrenia e Delírios);
Transtornos do Sono (Insônia, hipersonolência e outros);
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
Transtornos Alimentares (Anorexia e Bulimia);
Transtornos Neurocognitivos (Parkinson, Alzheimer ou outras);
Transtorno de Personalidade (antissocial, borderline e bipolaridade);
Transtornos do Neurodesenvolvimento (autismo e déficit de atenção);
Transtornos relacionados ao uso de psicoativos (álcool, cigarro e outras drogas).
Como buscar uma boa saúde mental?
Caso você desconfie ou receba um diagnóstico de algum tipo de transtorno mental, comece buscando a ajuda de um especialista.
Assim como fazemos diante de qualquer problema de saúde. No mais, na busca geral por qualidade de vida e saúde mental, é interessante se envolver em atividades construtivas. E isso inclui desde estudar algo novo, se exercitar, cozinhar e ler, até costurar. O importante é que seja algo produtivo, e estimule o seu desenvolvimento.
Procure avaliar suas relações e se envolver em relacionamentos saudáveis, converse com quem te faça bem e que melhore a sua autoestima.
Por último, mas não menos importante, lembre-se que ao cuidar do corpo você estará também cuidado da sua mente! Alimente-se bem e movimente o corpo regularmente.
Esses foram os nossos esclarecimentos e dicas sobre saúde mental! Esperamos ter ajudado. Para mais informações e dicas de saúde e bem-estar, continue acompanhando as postagens do blog!
Aproveite e confira a nossa categoria de posts repleta de dicas de saúde!